Notícias

10.10.2017

TRICIA COELHO FALA SOBRE PAPEL DO FARMACÊUTICO NA PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA



Em lembrança ao Outubro Rosa e a todas as campanhas de conscientização a favor da prevenção contra o câncer de mama, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) convidou a especialista em Farmácia Oncológica Tricia Coelho, através da Assessoria de Comunicação do CRF/SE, para uma entrevista sobre o papel do farmacêutico no combate ao câncer. A iniciativa do Outubro Rosa alerta toda a população sobre a saúde mamária e é importante para evitar a descoberta tardia do câncer de mama, que tem grandes chances de cura se descoberto em sua fase inicial.

 

1-    Como o farmacêutico pode contribuir na prevenção do câncer de mama?

 

Conscientizar a população sobre o câncer de mama é uma tarefa de todo profissional de saúde. O câncer de mama segundo dados do INCA  representa 28% dos novos casos por ano.

 

Uma realidade que assusta, e se for diagnosticada precocemente tem grande chance de cura.


2-    Quando é dado o diagnóstico, qual o papel do farmacêutico no tratamento de pacientes?

 

O farmacêutico oncológico que realiza a farmácia clínica deve acolher não só a paciente como seus familiares, desde o momento do início do tratamento. Ele é o responsável pelo preparo dos medicamentos e verificar estabilidade e possíveis interações.

 

3-    Que informações são essenciais no atendimento do farmacêutico oncológico aos pacientes e seus familiares?

 

Orientar sobre como será conduzido seu tratamento, número de ciclos de tratamento, qual protocolo foi escolhido pelo médico, que reações a paciente poderá ter durante a infusão dos medicamentos e após a quimioterapia são informações de suma importância para esclarecer à paciente.

 

Tirar todas as suas dúvidas no que diz respeito à quimioterapia e avaliar possíveis interações medicamentosas com outros medicamentos que a paciente possa estar utilizando também são atividades do farmacêutico oncológico.

 

4-    Como a campanha do Outubro Rosa traz um impacto positivo na prevenção do câncer de mama? O número de atendimentos aumenta?

 

A campanha ajuda muito no esclarecimento de dúvidas e nos alertas relativos à identificação de alterações no corpo da mulher. Aqui no Núcleo de Oncologia de Sergipe (NOS), estamos fazendo várias campanhas. Em parceria com a CEMISE, anualmente, realizamos uma palestra com especialistas renomados em mastologia e oncologia que fazem parte do nosso corpo clínico. Distribuímos mais de 50 senhas para mulheres acima de 40 anos que não têm acesso a plano de saúde e oferecemos gratuitamente a mamografia, que é realizada na CEMISE.

 

Este ano, essa campanha será realizada nos dia 16 e 17 de outubro. Faremos também, para o público interno, o "Dia da Beleza - em parceria com o grupo “Mulheres de Peito” e a marca de cosméticos Mary Kay. Estaremos ensinando às mulheres e familiares como usar o lenço e fazer maquiagem. No dia 31, convidamos todos a se juntarem ao NOS numa caminhada no Parque da Sementeira, seguida de música sempre com o intuito de conscientizar a população para o autoexame.







Copyright © 2017
Direitos Reservados