Notícias

20.08.2018

CRF/SE PROMOVE CICLO DE PALESTRAS



Seguindo a sua preocupação com a educação permanente e a meta de realizar no mínimo um evento de capacitação de profissionais por mês, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) promoveu na última sexta-feira, 10 de agosto, um Ciclo de Palestras, que tratou dos temas: “Prescrição Farmacêutica para Dermatomicoses” e “Habilidades de comunicação entre farmacêutico, paciente e equipe de saúde”. A atividade foi um sucesso e praticamente lotou o auditório do CRF/SE, local da sua realização. 

 

Para o Diretor Tesoureiro do Conselho, Fábio Ramalho, é importante notar que essas ações têm agradado o público. "Percebemos a satisfação do público pelos comentários positivos e pela quantidade de participantes e isso tem nos deixado muito felizes. [...] Mostra que estamos no caminho certo e que vamos continuar aprimorando e ampliando essas iniciativas, para ofertar ainda mais atividades para os nossos farmacêuticos”, comenta. 

 

Essa recepção positiva do público é percebida, por exemplo, pela farmacêutica Daniela Passos. Ela é farmacêutica há 9 anos e, sobre as atividades promovidas pelo CRF/SE, ela conta: “Acho uma iniciativa ótima para que a gente possa se atualizar. Por exemplo, essa questão da prescrição farmacêutica é uma novidade para a gente, [...] então precisamos ficar atentos”. Daniela diz ainda que esse não é o primeiro evento que ela participa e que esse é um hábito que ela quer manter: “Tendo a oportunidade, pretendo sim participar de outros cursos”. 

 

Já Izadora Menezes da Cunha Barros, professora do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) campus de Lagarto e uma das palestrantes da tarde, acredita que essas atividades são muito importantes para os profissionais da área, mas que também é essencial para quem ainda está na faculdade. “Eu não tive isso na época em que eu me graduei e acho que é fundamental para os estudantes participarem desses cursos, para que eles possam [...] sair da faculdade com um maior embasamento teórico e possam também colocar isso na sua prática profissional”, afirma a professora. Izadora acrescentou ainda algumas informações sobre a sua palestra, que tratou da comunicação entre o farmacêutico, o paciente e a equipe de saúde. “[Na palestra tratamos] tanto da comunicação verbal quanto da comunicação não-verbal do farmacêutico. Falei da importância dessa comunicação para que tenha uma melhor relação terapêutica com o paciente e lhe proporcionar um melhor cuidado”, explica. 

 

Uma oportunidade também para os estudantes

 

É importante lembrar que os cursos, palestras e demais eventos promovidos pelo CRF/SE são também abertos aos alunos do curso de Farmácia e, inclusive, a tarde da sexta-feira contou com a presença de vários deles. Um desses estudantes é Uitamar Souza Silva, que faz a sua graduação na Universidade Tiradentes (Unit) e ressalta que está sempre atento às ações que o Conselho vem realizando. “Estou sempre atento à inovação que o CRF/SE está promovendo, para ficar sempre atualizado”, afirma. “Espero adquirir conhecimento além do que eu já vejo durante a graduação”. 

 

Outra graduanda que também estava presente foi a estudante Beatriz Melo. Beatriz também estuda na Unit e conta que esse foi o primeiro evento do CRF/SE que ela veio. “Vi a divulgação no Instagram e achei a proposta e o tema muito interessantes, por isso decidi participar. Acho que é bastante enriquecedor, não apenas para os profissionais, mas também para nós estudantes, pois quando nos formarmos já teremos um bom conhecimento”, explica. Ela conclui ainda dizendo que gostou bastante das palestras e que, portanto, pretende também participar de outros eventos promovidos pelo CRF/SE.







Copyright © 2018
Direitos Reservados